2kg de feijão (preto ou carioquinha)
500g de salpresa
500g de bacon
500g de calabresa
300g de costelinha defumada
500g de cruz machado
500g de charque
3 tomates
3 cebolas
2 pimentões
6 dentes de alho
Folhas de hortelã a gosto
4 folhas de louro
20g de pimenta e cominho
1 xícara média de óleo de soja ou azeite de oliva
2 a 3 litros de água
Corte as carnes em cubos de cerca de 50 gramas e escalde para tirar o sal. O tempero deve ser preparado com tomate, cebola, pimentão, alho, hortelã, pimenta, cominho e sal a gosto. Clarindo aprendeu com sua mãe a preparar o tempero em gamela de barro moído com machucador, mas ele também pode ser preparado utilizando um processador ou um liquidificador.
Primeiramente, o tempero deve ser refogado em panela grande com óleo de soja ou azeite doce. Neste momento, coloque as folhas de louro para dar o sabor e o cheiro. Em seguida, coloque as carnes e continue refogando. Adicione de 2 a 3 litros de água, a depender do tamanho dos pedaços de carne, e deixe cozinhar por cerca de 1 hora - se for panela de pressão, 30 minutos são suficientes. Passado o tempo de cozimento, coloque o feijão na panela com as carnes e deixe cozinhar por mais 30 minutos - se for na panela de pressão, bastam 20 minutos. Passado este tempo, a Feijoada da Lua está pronta!
A quantidade serve de 12 a 15 pessoas e o acompanhamento tradicional da Cantina da Lua leva arroz, farinha e salada de vinagrete.
Website: Adriano Marques