Memórias da Cantina da Lua – 6ª edição

Clarindo Silva, Edição do autor, 2021, 156 pág.

“Memórias da Cantina da Lua” reúne relatos de experiências marcantes vividas pelo autor com personalidades da sociedade baiana na Cantina da Lua. Nas 156 páginas que compõem a obra, Clarindo Silva apresenta um conjunto de textos que garante ao leitor uma prazerosa imersão em episódios que marcaram a vida deste importante reduto cultural do Centro Histórico de Salvador ao longo de mais de cinco décadas. Além de relembrar momentos que a Cantina da Lua testemunhou, o livro não deixa de ser um registro autobiográfico do autor, que, em algumas passagens, narra a sua trajetória partindo de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, em direção ao cais do porto do antigo Mercado Modelo, para, décadas depois, vir a se tornar um dos grandes ícones do Centro Histórico da Cidade da Bahia.

Reproduzir vídeo

Memorial Cantina da Lua (Episódio 1) – Bairro do Clarindo

Dir. Seraina Gratwohl, 14 min., 2021

Produzido exclusivamente para o Memorial Cantina da Lua, o webdoc dirigido pela documentarista, artista visual e musicista suíça Seraina Gratwohl apresenta em três episódios uma perspectiva da Cantina da Lua a partir das memórias e narrativas de Clarindo Silva, proprietário há 50 anos do estabelecimento que se tornou um dos principais núcleos do movimento de resistência social e artística iniciado no Centro Histórico de Salvador a partir da década de 1970. O primeiro episódio, "Bairro do Clarindo", destaca as tradicionais placas dedicadas a personalidades e amigos que fizeram história na Cantina da Lua e deixaram a sua contribuição para a luta em defesa da região central da cidade.

Reproduzir vídeo

Memorial Cantina da Lua (Episódio 2) – Projeto Cultural Cantina da Lua

Dir. Seraina Gratwohl, 21 min., 2021

Produzido exclusivamente para o Memorial Cantina da Lua, o webdoc dirigido pela documentarista, artista visual e musicista suíça Seraina Gratwohl apresenta em três episódios uma perspectiva da Cantina da Lua a partir das memórias e narrativas de Clarindo Silva, proprietário há 50 anos do estabelecimento que se tornou um dos principais núcleos do movimento de resistência social e artística iniciado no Centro Histórico de Salvador a partir da década de 1970. Neste segundo episódio, é ressaltado o papel de Mestre Calá à frente do Projeto Cultural Cantina da Lua, apresentando relatos em primeira pessoa que destacam ações desenvolvidas ao longo das últimas décadas pelo anfitrião da casa, como a "Terça da Bênção", o "Samba no Terreiro" e a Fundação Criançarte de Salvador.

Reproduzir vídeo

Memorial Cantina da Lua (Episódio 3) – Quilombo da Lua

Dir. Seraina Gratwohl, 10 min., 2021

Produzido exclusivamente para o Memorial Cantina da Lua, o webdoc dirigido pela documentarista, artista visual e musicista suíça Seraina Gratwohl apresenta em três episódios uma perspectiva da Cantina da Lua a partir das memórias e narrativas de Clarindo Silva, proprietário há 50 anos do estabelecimento que se tornou um dos principais núcleos do movimento de resistência social e artística iniciado no Centro Histórico de Salvador a partir da década de 1970. O terceiro e último episódio celebra a atuação política de Clarindo Silva junto a associações, irmandades e entidades do Pelourinho em sua luta permanente pela preservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e social do Centro da cidade.

Memória da Cantina da Lua

Jehová de Carvalho, Edufba, 1995, 24 pág.

Lançado em 1995, Memória da Cantina da Lua, de Jehová de Carvalho, foi a primeira obra literária dedicada à Cantina da Lua. Editado pela Edufba (Editora da Universidade Federal da Bahia) em parceira com o Centro de Estudos Afro-Orientais e a Câmara dos Vereadores de Salvador, o livro apresenta a Cantina da Lua em dois tempos: em 1952, alguns anos após sua fundação por Renato Santos; e, em 1972, um ano depois de Clarindo Silva assumir o estabelecimento. Valendo-se de suas memórias de frequentador assíduo do local, o autor traça alguns perfis de frequentadores do tradicional bar e restaurante e evidencia ao leitor as grandes transformações promovidas por Mestre Calá nos aspectos cultural, político, gastronômico, físico e simbólico do estabelecimento localizado no coração da Cidade da Bahia, o Terreiro de Jesus.

Reproduzir vídeo

A Resistência da Lua

Dir. Octavio Bezerra, 32 min., 1985

Dirigido por Octavio Bezerra e com direção de fotografia de Miguel Rio Branco, o curta-metragem A Resistência da Lua (1985) tem como eixo principal de seu enredo a denúncia sobre o estado de abandono em que se encontrava o Centro Histórico de Salvador na década de 1980, lançando luz para a atuação da Cantina da Lua como um espaço de resistência cultural e de luta por direitos sociais para os moradores da região. Além de Clarindo Silva, principal articulador e protagonista da obra, o filme apresenta outras personalidades ilustres da Cidade da Bahia, como Batatinha, Riachão, Claudete Macedo, Vivaldo Conceição, Balbino do Rojão, Vovô do Ilê e Mãe Hilda Jitolu do Ilê. A produção foi contemplada com o prêmio de Melhor Documentário no VII Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em 1985, e faturou o Tatu de Ouro na XV Jornada Internacional de Cinema da Bahia, no ano seguinte.

Realização:

© 1945 - 2024 Cantina da Lua. Todos os direitos reservados. Largo Terreiro de Jesus, 2 - Pelourinho, Salvador - BA Tel: (71) 3266-5020

Website: Adriano Marques